GABARITO DA AVALIAÇÃO DE QUÍMICA DO DIA 15/03/13 – C12

1- 2 + 4 +16 = 22

(02) Rutherford foi o primeiro a provar que o modelo de Dalton (Thonson) estava errado, ao afirmar que átomo era uma esfera indivisível.

(04) Com esta experiência Rutherford concluiu que o átomo é constituído de uma região central chamada núcleo, onde se encontram os prótons (carga(+)), partículas carregadas negativamente, e que por sua vez concentram praticamente toda a massa do átomo.

(16) Uma dúvida que ocorreu em Rutherford (NeilsBolv) ao término de sua experiência foi “por que os elétrons giram ao redor do núcleo e não dissipam energia?”

2- D

Todas as alternativas estão corretas. Segundo Dalton, previa que o átomo era uma massa esférica indivisível que possuía propriedades discretas entre si.

3- D

4- C

5- B

6- B

7- E

8- A

9- C

10- D

GABARITO DA PROVA DE QUÍMICA DO DIA 22/03/13 – C12

1- (Página 23) – Conclui que o átomo deveria conter partículas com carga elétrica negativa, denominadas elétrons. “o átomo seria maciço, esférico e formado por um material com carga (+), no qual estariam dispersos os elétrons. Este modelo é conhecido como “pudim de passas”.

2- C

3-

(F) O lítio apresenta na camada de valência 1 elétron.

(V)

(F) O lítio é um metal e sua característica é formar um cátion.

4- (Páginas 26 e 27) – Isotopia (isótopos) – são átomos que apresentam o mesmo número atômico (Z), mas diferem dos seus números de massa. Isotonia (isótonos) – átomos que apresentam o mesmo número de nêutrons e diferentes números de massa (A) e atômico.

5- E

Energia de ionização (ou potencial) energia necessária para retirar um ou mais elétrons dos átomos isolados. Quanto menor o tamanho do átomo, maior será a sua energia de ionização.

6- D

7- 1+8 = 9