Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.
Turmas para crianças a partir de 3 anos completos até 30/01.
Turnos matutino e vespertino.

     

Ensino Fundamental

Tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
II – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
Tem a duração de 9 (nove) séries, correspondentes a oito anos letivos e compreende, anualmente, pelo menos 800 horas de atividades, sendo precedido de Classe de Alfabetização.

Ensino Médio

Etapa final da educação básica tem como finalidade:
I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação e aperfeiçoamento posteriores;
III – aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – a compreensão dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

A duração do Ensino Médio é de três anos e compreende uma carga horária de 2400 horas no mínimo.

Os cursos têm as estruturas constantes dos Anexos que fazem parte integrante desta Proposta, modificáveis em consonância com as necessidades do mercado de trabalho, conveniências administrativas ou de ordem didático-pedagógicas e de determinações legais, respeitadas as prescrições aplicáveis e mediante aprovação da autoridade educacional competente.

A ordenação do currículo é feita , no Ensino Fundamental e Médio, por séries anuais, sendo no Ensino Fundamental a educação geral exclusivas nas quatro séries iniciais e predominantes nas últimas.

A parte de formação especial do currículo tem o objetivo de orientação para o trabalho e sondagem de aptidão.

A educação geral e a formação especial devem harmonizar-se, preparando o aluno para a vida, para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania, com perspectivas verdadeiramente cristãs.

Os currículos são elaborados pela Direção, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Professores.

Qualquer modificação de estrutura, prevista nos ANEXOS vigorará a partir do período letivo imediatamente posterior e após a devida aprovação dos órgãos próprios do sistema estadual de ensino.