Aprendizagem é mudança de comportamento em relação a um objeto que passa a ter uma significação especial na vida e na história de uma pessoa; portanto aprender significa reconstrução, apropriação.

A metodologia do IGD se baseia nos princípios da Teoria Cognitivista, que procura estudar os processos através dos quais as pessoas adquirem o conhecimento e a aprendizagem passa então a ser vista como uma reorganização da percepção. Esta reorganização permite que quem aprende perceba novas relações, resolva novos problemas e ganhe uma nova compreensão do conteúdo aprendido, seja capaz de fazer transposições pedagógicas.

Fundamental para a aprendizagem é a metodologia que favorece a operação do pensamento e por se tratar de um assunto complexo indicamos apenas alguns passos essenciais de nossa proposta metodológica: valorizamos em nossos alunos a capacidade de analisar, comparar, criticar, classificar, seriar, comentar, explicar, justificar, resumir e concluir.

Entendemos também que toda aprendizagem deve nos remeter para um mundo melhor, mais organizado, mais justo, onde lutamos por uma sociedade aberta a democracia, entendida democracia como o relacionamento em que se sublinha a igualdade das pessoas, antes de considerar suas diferenças; uma sociedade onde a participação ultrapasse os níveis da colaboração, de decisão e atinja o nível da participação, do compromisso que fundamenta o Bem Comum. A sala de aula deve ser lugar privilegiado para a formação do cidadão.