Redação – 8º ano

Páginas 22,23 e 24

1-a) A lâmpada simboliza as ideias que devem ser guardadas em nossa memória.

b) Representa um incentivo à prática de esportes para que as pessoas emagreçam com saúde.

2- a) Conselho, ordem.

b) O conselho ou a ordem são indicados pelo uso do verbo no modo imperativo.

3-a) Ele procura usar argumentos convincentes que alertam o leitor quanto ao cuidado com a saúde, incentivando-as a se cuidarem.

b) Primeiro ele fala dos benefícios que a perda de peso irá proporcionar. Em seguida, ele acrescenta informações sobre a importância da leptina no organismo e depois expõe os danos que a gordura acumulada em nosso corpo provoca, em especial, no cérebro.

4- Eles estão no modo imperativo. O verbo LEMBRAR expressa um conselho e o verbo SAIR parece indicar um ordem, já que a frase é incisiva.

5- “Veja mais no site www.emagrecebrasil.com.br”, “Faça o teste e confira qual é o seu QI nutricional”, “emagrece, Brasil!” , “ Veja as receitas no nosso site” , “Acesse www.leitor.abril.com.br” , “digite a URL”.

6- As letras vão perdendo a cor e o traçado fica mais fino, sugerindo o emagrecimento gradativo das pessoas.

7- Alertar a população dos riscos causados pela má alimentação e pelo aumento de peso.

8- A sugestão de vários sites com variadas informações sobre o assunto.

9- Sim, pois ele expôs todas as possibilidades de acesso às informações, inclusive pelo celular.

Página 26

a) Ele incentiva o leitor a conhecer bem o problema, a ter aliados e a divulgar a questão em um SITE, de modo que os leitores possam trocar experiências por meio deles.

b) Elas incentivam a participação da população, mostram a importância da iniciativa nacional, são atrativas, defendem a criação de uma lei e incentivam a busca do apoio de empresas privadas.

c) A maior parte dos verbos está no modo imperativo, incentivando o leitor a seguir as orientações propostas.

Páginas 29 e 30

1-

a) Sobre dirigir após ter ingerido bebida alcoólica, na época do Carnaval.

b) Não dirigir após a ingestão de bebida alcoólica.

2- (Resposta pessoal)

3- Linguagem simples e direta para que todos possam entender a mensagem de imediato.

4- Com texto curto, criativo e com letras grandes, além de ter um visual chamativo.

5- a) Logotipos da “Rodovida” e do “ Governo Federal” . Nomes das entidades: “Denatran” e “Ministério das cidades”.

b) A expressão “pular fora” significa evitar. Há um jogo das palavras entre “pular Carnaval” e “pular fora”. A mensagem da campanha é: pule o Carnaval, mas não dirija se estiver alcoolizado.

c) Aos motoristas .

6- A mão espalmada sugere ao motorista que pare e pense se deve ou não dirigir quando alcoolizado. Incentiva a mudança de atitude.

Páginas 52 a 55

1-a) No presente porque os fatos ocorrem no momento em que o autor relata os fatos.

b) Na 1ª pessoa.

c) Não, há relatos do passado porque os verbos estão no pretérito em alguns trechos.

2- A experiência do autor como pai.

3- a) Linguagem formal, pois foi escrito para uma obra de interesse geral.

b) Ele resume sua situação familiar, descreve as características diferentes de cada filho que tem (pois está em seu segundo casamento e tem dois filhos, um de cada união) e confessa amá-los da mesma maneira.

c) Paulo é um adolescente que possui as características de qualquer adolescente normal.

d) O relacionamento dele com seu filho primogênito, Paulo, pois no subtítulo o autor enfatiza a importância desse filho em sua vida.

4- Porque ele conta como seu filho primogênito o fez desenvolver seu senso de paternidade.

5- Os pais de Paulo se divorciaram e ele não aceitou de imediato tal situação, marcando para sempre sua vida.

6- O pai acompanhou as reações do filho e sofreu junto com ele.

7- Ele se tornou um jovem equilibrado e aprendeu a dividir o pai com o irmão.

8- Paulo será um bom exemplo a ser seguido pelo irmão mais novo porque se tornou alguém digno de respeito.

Págs. 69 a 71

1-a) Os pais não ficam tranquilos quando os filhos chegam a adolescência.

b) Porque os pais perdem o controle sobre seus filhos.

2- a) Na 1ª pessoa ( Vejamos dois motivos)

b) Variedade padrão porque supõe-se que os leitores possuem escolaridade.

c) Sim, pois ela critica os pais e a si própria em relação à criação dos filhos e defende os adolescentes.

3-Como os adolescentes gostam de badalação, muitos pais pensam que os filhos não se preocupam com nada, só querem curtição.

4- Os adolescentes precisam lidar com fatos bem difíceis e nem sempre estão preparados para tal.

5- Os filhos ficam durante muito tempo sob a tutela dos pais e demoram a amadurecer devido à superproteção.

6- a) Ela fala sobre a infância mostrando que os pais assumem os problemas dos filhos não permitindo que eles se posicionem.

b) O filho adolescente tem dificuldade para enfrentar a vida sozinho.

7- Porque é o momento em que as crianças vivem coletivamente e começam a vivenciar os primeiros conflitos.

8- a) (PESSOAL)

b) Porque é necessário ouvi-los para saber o que pensam.

c) Porque os adultos se preocupam com a perda da juventude e os adolescentes nem pensam nessa possibilidade.

9- a) Porque muitos só se preocupam em dar lições de moral ou agir como se também fossem jovens. O ideal é o respeito às ideias dos adolescentes e a troca.

b) Os pais muitas vezes controlam com insistência a vida dos filhos, mas nunca estão presentes quando se trata de ensinar os reais valores da vida adulta.

10- (PESSOAL)

Páginas 83 a 86

1- É dissertativo porque apresenta informações sobre o tema abordado e argumentativo porque defende um ponto de vista.

2- ( ) Os jovens precisam entender que o esforço pessoal é necessário.

3- a) A autora conta que uma conhecida a procurou para conversar sobre o filho dela de 16 anos. Ele havia se desinteressado dos estudos e estava com problemas na escola; por isso a mãe queria saber o que estava acontecendo.

b) (PESSOAL)

4- a) No 10º parágrafo.

b) Um breve história sobre o problema enfrentado pela mãe.

c) Para apresentar um exemplo real do assunto sobre o qual ela vai se posicionar a seguir.

d) Os pais, professores e demais comprometidos com a educação dos jovens.

5-a) Do 2º ao 15º parágrafo.

b) O 16º parágrafo.

6-b) Os filhos conhecem os pais até melhor do que os pais os conhecem.

7- a) Os filhos conhecem melhor os pais, pois sabem mais sobre eles do que se fosse ao contrário, mostrando assim que esses jovens são mais coerentes .

b) São pessoas sem vontade própria , que agem por impulso e pelas necessidades do momento.

8- Ela desenvolve suas ideias e acrescenta opiniões pessoais bem convincentes para que os jovens saiam de sua estagnação.

9- Ela supões que os adultos estejam ensinando de forma errada os jovens de hoje, passando-lhes a ilusão de que é fácil vencer no mundo atual.

10- a) A síntese, pois ocorre um retorno à ideia de que sem muita luta não é possível ter sucesso.

b) Hoje se exige muito mais esforço para a conquista dos sonhos.

11- a) A variedade padrão e foi adequado porque o maior número de leitores é adulto.

b) Na 3ª pessoa ( “Logo no início ela preocupou-se) e também na 1ª pessoa ( Aproveito essa breve história)

c) O presente do indicativo.

d) Postura pessoal porque expõe suas opiniões em relação ao problema.

Páginas 93 e 94

1-a) PESSOAL

b) PESSOAL

2- Parece que o robô está vivo e atento, pois olha como se estivesse encarando alguém.

3- PESSOAL

4- PESSOAL

5- As redes sociais permitem contato com pessoas e acontecimentos mundiais.

6- PESSOAL

Páginas 101 a 103

1- a)As pessoas querem ser poderosas e acabam assumindo riscos para obter esse poder.

b) Para expor os argumentos sobre a necessidade que o ser humano tem de obter poder.

2- a) Encontra-se muita satisfação e felicidade quando se é poderoso, mas o preço para isso é a perda da liberdade.

b) As vantagens de ser poderoso interferem na vida pessoal.

3-a) PESSOAL

b) O poder permite que as pessoas conquistem mais regalias que dinheiro.

4-a) Porque não podem fazer suas próprias escolhas, visto que já estão presas a diversos compromissos.

b) O patrão é o maior responsável pelo sucesso de seu negócio.

c) PESSOAL

5- ( 3º, 4º e 5º item).

6- a) Pode escolher a rota que quiser, tem mais conforto pessoal, etc.

b) Deixar a passagem livre ou dar total liberdade de ação.

c) Para reforçar o seu argumento anterior.

7- Esse fato cria a imagem de maior poder e lhes dá projeção social.

8- a) PESSOAL

b) A busca pelo poder leva a pessoa a querer sempre mais poder.

9-a) Sim, mas em alguns trechos ela usou descontração, informalidade e expressões populares.

b) São expostas de forma objetiva, mas o tema recebe um tratamento pessoal que mostra o ponto de vista da autora.

Páginas 107 a 109

1-a) O conteúdo do noticiário não está de acordo com o que lhe ensinaram.

b) Mafalda respeita o pai e a professora porque não duvida do que eles a ensinaram.

2- A) Sim, pois as pessoas precisam ter o direito de escolher o governo que desejam.

b) Não, porque em certos países o respeito aos direitos humanos não acontece.

3- Mafalda recrimina o que ele e a professora haviam ensinado. Ensinaram os fatos como deveriam ser e não como são de verdade.

4- As palavras de Mafalda realmente tiraram o sono do pai.

5- a) As palavras PORQUE e E.

b) A palavra PORQUE inicia uma explicação e a palavra E indica um acréscimo ao que foi dito antes.

6- A palavra PAÍS substitui NAÇÂO.

7- As palavras “nação” e “país”.

8- A palavra “coisas” que resume e substitui toda essa parte do texto.

Página 109

1-a) Se ele admirasse o esforço da mulher, não a deixaria trabalhar tanto.

b) Colocou direcionado à boca de Hagar, sugerindo que ele deu continuidade à fala.

c) O uso do conectivo E.

d) Ele usou as reticências, mostrando que a fala de Hagar ainda estava em curso.

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