Celebrações do Tríduo Pascal

Quinta-feira Santa

Jesus lava os pés dos apóstolos, dando-nos exemplo de humildade. Ele, o Mestre, lavou os pés dos seus discípulos, e nós, o que fazemos com relação a nossos irmãos? Gostamos de ser servidos, ou sabemos servir também? Julgamo-nos superiores, ou respeitamos a todos indistintamente?
Jesus ceia com seus apóstolos, abençoa o pão e o vinho e os oferece a todos, como seu próprio corpo e seu próprio sangue, que posteriormente seria derramado por amor de todos nós. Um amor maior, que o faz oferecer sua própria vida.
Esse foi o modo que Jesus encontrou para ficar sempre conosco: “Fazei isto para celebrar a minha memória.”

Sexta-feira Santa – A Cruz e a Morte

Este dia está centrado na cruz do Senhor. A comunidade cristã proclama a Paixão do Senhor e adora a sua cruz como o primeiro ato do Mistério Pascal.
Neste dia Jesus se entrega voluntariamente à morte. Sofre humilhações e maus-tratos, que culminam com a morte violenta na cruz.
É dia de jejum para os adultos e de abstinência de carne. Esse é um pequeno sacrifício que você pode fazer e oferecer a Deus.

Sábado Santo

Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor meditando sobre sua paixão e morte.
“Páscoa” significa “passagem”. É a passagem de Jesus da morte para uma vida nova. Deve ser celebrada como uma grande unidade à memória da morte hoje e a ressurreição com todo o dinamismo.

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp