Dengue

TODO DIA É DIA D

O verão acaba em março, mas o pesadelo que assombra essa estação do ano continua solto por aí. Já adivinhou quem é? Ele mesmo, o Aedes aegypti, o famoso mosquito da dengue. Sabe o que isso quer dizer? Que devemos nos preocupar em combater a doença o ano todo. O biólogo Rafael Freitas, da Fundação Oswaldo Cruz, especialista em insetos, explica:

“Apenas na região Sudeste é que o número de casos de dengue aumenta no verão. Em outras regiões, como Norte e Nordeste, a quantidade de pessoas infectadas é maior entre maio e setembro, que é o período de chuvas nesses lugares. A proliferação da dengue tem mais a ver com a pluviosidade [quantidade de chuvas] do que com o calor. Quando o número de pessoas com dengue cai em um estado, já está aumentando em vários outros.”

Então, lembre-se: é muito importante esvaziar e tampar garrafas velhas, colocar terra nos vasinhos de plantas e não deixar pneus vazios ou outros objetos em lugares onde possam acumular água. Fazendo isso, você evita que o mosquito coloque seus ovos nesses locais, que são seus preferidos o ano todo.

(Ciências Hoje das Crianças)

 

O MOSQUITO QUE INCOMODA MUITA GENTE

Armadilhas, inseticidas, repelentes, garrafas de cabeça para baixo, vasos de planta com areia nos pratos, caixas d’água bem fechadas… A maioria das pessoas parece já saber o que é preciso fazer para evitar a picada e a multiplicação do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Mas você sabe como o mosquito é capaz de levar o vírus de uma pessoa a outra?

Na verdade, são necessários três componentes em ação para que alguém seja contaminado e a doença se desenvolva: o vírus que causa a doença; a fêmea do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor do vírus (ou vetor) e uma pessoa que nunca teve contato com o tipo de vírus que está sendo transmitido pelo inseto para ser contaminada. Quando tudo isso se junta, é dengue na certa! Mas, vamos entender melhor…

A fêmea do mosquito pica porque precisa do sangue para amadurecer seus ovos. Então, ao sugar o sangue de alguém com o vírus da dengue, o inseto é infectado. Dentro do mosquito (fêmea), o vírus se multiplica e se espalha pelo organismo do inseto, chegando às glândulas salivares. É aí que a fêmea do A. aegypti se torna transmissora (ou vetor) do vírus da dengue para outras pessoas que vier a picar, porque, antes de sugar o sangue, ela injeta um pouco de saliva, que se estiver contaminada…

Verdade seja dita: não é certo que a pessoa picada pela fêmea do A. aegypti desenvolverá a doença. Se a vítima do mosquito for alguém que nunca teve a dengue, a resposta é sim, ela adoecerá. Porém, existem quatro tipos de vírus da dengue, denominados 1, 2, 3 e 4. Uma pessoa que já teve dengue do tipo 1, por exemplo, torna-se imune a esse vírus, adoecendo apenas se for infectada com os tipos 2, 3 e 4. Quem já teve dengue dos tipos 1 e 3, por exemplo, adoecerá se for contaminada com os tipos 2 e 4, e por aí vai…

Como a fêmea do A. aegypti não apresenta carteira de identidade, tampouco anuncia com qual tipo de vírus ela está infectada, o que temos a fazer é nos proteger de todo e qualquer mosquito!

(Ciência Hoje das Crianças)

Denise Valle, Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores, Instituto Oswaldo Cruz

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp