Encontro de Liderança Jovem

Para refletir:
Timóteo (figura bíblica de uma das Cartas pastorais de São Paulo) era um jovem e ganhou a confiança de São Paulo para missões importantes.
Ele foi “estreito colaborador de São Paulo” para a ousada missão do Apóstolo de empreender o Crstianismo convertendo vários povos da época.
Foi o primeiro bispo de Éfeso além de ter sido delegado por São Paulo para missões delicadas e difíceis em Corinto.
O que mais surpreende na história de Timóteo é justamente a confiança que São Paulo teve diante de um jovem. Timóteo era um dos jovens que demonstrava maior potencial para ser líder na Igreja emergente, o qual podia ser chamado para ocupar qualquer cargo de liderança quando fosse necessário. Ciente das dificuldades que esse jovem passaria e o “preconceito” que enfrentaria devido a sua juventude, Paulo deixou para seu seguidor uma “carta de instrução” na qual podemos destacar:
“Que ninguém despreze a tua jovem idade. Quanto a ti, sê para os fiéis modelo na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza. Esperando a minha chegada, aplica-te a leitura, a exortação, a instrução. Não descuide do dom da graça que há em ti, que te foi conferido mediante profecia, junto com a imposição das mãos dos presbíteros. Desvela-te por estas coisas, nelas persevera, a fim de que a todos seja manifesto o teu progresso. Vigia a ti mesmo e a doutrina. Persevera nestas disposições porque, assim fazendo, salvará a ti mesmo e aos teus ouvintes.”
Timóteo não podia aceitar que desacreditassem no seu minstério, do “carisma” que havia nele, por ser jovem. Para isso, precisava exercitar sua vida cristã, além de sua boa conduta que daria credibilidade ao seu testemunho.

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp