Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, é eleito novo Sumo Pontífice da Igreja Católica

No segundo dia do conclave, após cinco votações, os cardeais-eleitores reunidos na Capela Sistina elegeram Jorge Mario Bergoglio (76), arcebispo de Buenos Aires, como novo Sumo Pontífice da Igreja Católica. Por volta das 19h05 (15h05, no horário de Brasília) a fumaça branca anunciou aos milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, e aos mais de 1115 milhões espalhados por todo o mundo, o fim da sede vacante.

O Habemus Papam foi anunciado pelo cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma. O texto, em latim (“Temos um Papa” em português), anunciou ao povo católico que o novo pontífice havia sido eleito e que este aceitava a eleição. O nome adotado pelo novo pontífice, Papa Francisco I.

Bergoglio nasceu em 1936 em Buenos Aires. Ele foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II e atualmente era o arcebispo da capital argentina. O novo papa não estava entre os principais cotados por especialistas, nem por casas de apostas. Ele é o primeiro papa sul-americano. O nome Francisco é uma homenagem a São Francisco de Assis.

Bruno Maranhão – Jornalista ANEC

Matéria postada em:

http://www.anec.org.br/noticias/670/jorge-mario-bergoglio-e-eleito-novo-sumo-pontifice/

(foto: Divulgação)

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp