Treino da Memória – Dicas para o estudante

Treino da Memória

            Aprender é memorizar, pois, levando em conta que a aprendizagem envolve a função intelectual e que esta só é possível com as informações registradas na memória, pode-se dizer que os processos de memorização influenciam diretamente a aprendizagem.

Logo, precisamos treinar nossa memória.

            Ninguém consegue desenvolver um raciocínio sobre o que não sabe (conhece), mas sim raciocinar muito bem se tiver armazenadas informações a respeito do assunto.

Se deseja sucesso nos estudos, lembre-se disso!

Técnicas de memorização:

  • Associação – Consiste em associar algo que se quer lembrar, e que é desconhecido, a algo que é familiar, ou que apresenta uma conexão ou mesmo uma rima com a palavra de origem. Em outras palavras, associa-se algo difícil de lembrar, de modo que tenham uma relação entre si. Quanto mais associações, melhor!
  • Empilhamento – Nessa técnica, cada item a ser lembrado aparece representado na memória por uma figura (uma imagem).
  • Palavras – chave – Utilizam-se quadros mentais preestabelecidos, os quais auxiliarão na memorização. Caso precise memorizar um pequeno texto busque uma palavra que possa favorecer a lembrança.
  • Categorização – Decorrente da técnica de palavras-chave, categoriza (classifica) a informação por grupos de ideias e conceitos. Nesse caso, o uso de grupos de palavras para formar um todo pode ser especialmente útil.
  • Repetição – A repetição é “mãe” da aprendizagem e consiste em ler e reler textos, refazer exercícios e repetir procedimentos (habilidades).
  • Fazer anotações – Anotar é uma forma de fixar a informação. Conseguir fazer anotações significa que a informação foi captada pela atenção do indivíduo e pode ser registrada em sua memória.

“Repetição” e “fazer anotações” são técnicas eficazes para treino da memória.

 

Essas técnicas podem ser utilizadas em qualquer faixa etária.

(Texto adaptado de Marcos Antônio Fernandes s/d)

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp